A Nossa História

Desafios Cumpridos

Histórico de projetos antigos

Conversas Transformadoras

2018-2020

Inserido no âmbito das visitas solidárias, onde cada mulher tem a liberdade de comparecer, ou não, ao encontro, este projeto teve como objetivo despertar o gosto pela leitura (individual e em grupo) com possibilidade de recurso a jogos e dinâmicas que provocassem, depois de conversadas e refletidas, transformações na autoestima, e no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal de cada mulher.

EP de Tires

Escrita Criativa

2017-2020

Projeto onde a escrita era utilizada como ferramenta privilegiada para o processamento mental e expressão emocional. Desenvolver o autoconhecimento através da expressão escrita e explorar o imaginário, permite uma aproximação à dor de forma protegida e permite partilhar socialmente as diversas emoções através de críticas e elogios, abrindo portas à flexibilidade, tolerância e resolução não litigiosa de conflitos

EP de Tires

Conversas em Roda

2009-2020

Projeto assente no princípio de que o ser humano não é só “aquilo que é”, mas também “aquilo que deseja ser”. Com o objetivo de facilitar a criação de novos projetos de vida, que contribuem para se renovarem internamente e prepararem a sua reinserção social, criámos um espaço de reflexão e partilha de pensamento, onde as pessoas que integram este grupo aberto, podiam expressar as suas dúvidas, dores, ideais e sonhos.

EP de Tires

De Mãos Dadas

2013-2020

O projeto com o objetivo de criar e fortalecer competências para o exercício pleno da cidadania junto da população reclusa condenada, promovendo a inclusão e a diminuição da reincidência criminal. Um espaço para trabalhar a integração e aceitação do passado pessoal, desenvolver competências sociais através das relações intrapessoais e interpessoais; fomentar a importância de valores como a dignidade, o respeito, a solidariedade, a partilha e a responsabilidade sobre a própria vida, capacidade de escolha e mudança de cada uma.

EP de Tires

Rota de Esperança

2018-2020

Dando continuidade ao trabalho no âmbito do projeto Conversas em Roda, este projeto acompanhava as reclusas que passavam da situação de Condenadas para RAI, provocando uma reflexão mais profunda sobre: Como tornar proveitosa esta fase da reclusão?; O que é necessário transformar internamente para conseguir maior sentimento de realização “no aqui e agora”?; “O FUTURO ESTÁ DENTRO DE NÓS – Como lidar com as desilusões para não perder a Esperança?” e outros, com o  objetivo de preparar a saída em liberdade.

EP de Tires
image (2)

Conversas por Carta

2020-2022

Com mais de 1.000 cartas enviadas entre 2020 e 2022, este projeto tem como objetivo ouvir e levar esperança às mulheres presas, apoiando também o contacto com as suas famílias.

EP de Tires
image

Talentos Cativos

2020-2023

Com início em 2020, este concurso tem como objetivo premiar e descobrir talentos nas artes literárias e visuais por todas as prisões em Portugal. Desde a sua primeira edição, foram já entregues 10 prémios e 5 menções honrosas.

Projeto em parceria com a DGRSP

A arte nas prisões transforma Dar a Mão

Projeto Libert'Arte

Abraçámos o Projeto Libert’Arte, uma iniciativa de 2 novas voluntárias com
formação em Motricidade Humana, cujo objetivo é promover as competências
sócio emocionais de pessoas privadas de liberdade, através do movimento e da expressão corporal. Com grande sucesso e adesão (Março a Julho de 2022) pode ser pensada uma edição renovada.

A nossa Jornada

2 voluntárias amigas, 2 projetos, 1 prisão
1999: Constituição Legal da Associação como IPSS

30 voluntários, 10 projetos, 2 prisões, chegamos a mais de 150 reclusas
2020: Suspensão de todas as actividades dentro das prisões; projetos Conversas por Carta; Casa das Mães (20 crianças) Roupeiro Solidário (25 prisões, mais de 1.000 beneficiários);
Percurso de Emergência, ganha especial relevância;
Começamos a pensar o projeto Recomeçar;

15 voluntários; 1 equipa de Ação Social, 9 projetos, estimamos 500 beneficiários
2021: Projeto Recomeçar
2022: Projeto Libert’Arte; Adesão à Rede Social Cascais; Organização festa Natal EP Tires
2023: retomamos em Tires as ações na Casa das Mães e os projetos de Bijuteria, Tai Chi e ACP em Lisboa