projeto

Projeto Recomeçar

Integramos pessoas que passam pela prisão e acreditamos na sua capacidade de mudança. A Dar a Mão leva esperança e a oportunidade de construir um novo projeto de vida sem crime no regresso à comunidade. Trabalhamos para combater a reincidência criminal, e queremos contribuir para a ordem e a paz social, envolvendo as comunidades.

Casa das Mães e Creche

Nesta parecia com o Banco do Bebé, o projeto favorece 20 reclusas grávidas e mães com filhos até 3 anos, assegurando a doação de roupa, fraldas e produtos de higiene e cuidado para estes bebés e crianças.

Novos Sorrisos

A Dar a Mão pode participar até 80% do valor das próteses dentárias e óculos graduados de todas as que se candidatarem a este apoio, dentro do estabelecimento prisional. Melhorar a saúde, contribuir para a valorização pessoal e auto estima são os nossos objetivos.
WhatsApp Image 2021-01-18 at 17.07.05

Roupeiro Solidário

Com uma rede de atuação, que já se expandiu a nível nacional, este projeto foi criado para dar respostas às necessidades acrescidas de bens essenciais nas prisões que o solicitem. Trabalhamos em parceria com a Associação João 13, a Cáritas de Lisboa e o Banco de Bens Doados. Com um pequeno apoio da Dar a Mão, muitas veem as suas vidas suspensas tornarem-se mais ativas.
IMG-20240604-WA0001

Percurso de Emergência

Esta atividade tem em conta também a população sem suporte familiar e consiste em assegurar o regresso a casa ou providenciar alojamento temporário para as primeiras 48h, depois de saírem da prisão.
tapete arraiolos

Vidas Ativas

Teste piloto de um projeto ocupacional e promotor de competência no processo de reintegração de mulheres ex-reclusas.

Bijuteria

O Workshop de Bijuteria, em dois níveis, iniciação e aperfeiçoamento, reflete o sucesso na aprendizagem e disciplina de trabalho que resulta em peças para mandar à família, aos amigos ou para guardar, com melhor controlo do stress e em simultâneo aquisição de técnicas úteis para utilizar no futuro, como valência laboral e ocupacional.

Thai Chi e Yoga

Projeto na área da ginástica terapêutica, com sessões de Tai Chi Chuan, Chi Kung e Yoga clássico como prática de gestão emocional no auto e hétero relacionamento. Através destas técnicas de relaxamento aprendem a gerir o stress, a controlar emoções e comportamentos mais agressivos
Projeto Presepio na cidade

PRESÉPIO NA CIDADE EM TIRES

A visita do “Presépio na Cidade” ao EP de Tires, sempre aguardada e recebida com entusiamo, é a partilha da reflexão e vivência no Natal, na Páscoa e em Maio. Os voluntários vão ao encontro das mulheres em reclusão, funcionários prisionais e pessoas com que se cruzam. Uma parceria de mais de 20 anos

ACP

Este projeto, em parceria com o ACP, tinha como objetivo promover e acompanhar no estudo 5 candidatos a exames para obter a licença de condução, que se encontravam detidos por condução sem habilitação, sem outros crimes, sendo um grupo que se vai renovando conforme o desempenho. A taxa de sucesso reflete tambem a autorização indispensável para que os reclusos se possam deslocar à escola de condução para as devidas aulas com os instrutores. EP de Lisboa

Dar a Mão

Com a ajuda de todos, a Dar a Mão pode chegar a cada vez mais pessoas, orientá-las e integrá-las novamente em sociedade.