Acolher, Preparar, Integrar

Projeto Recomeçar
Acompanhamos mulheres que precisam de rede de apoio nas suas saídas em precária e em liberdade. A nossa equipa multidisciplinar trata de dar resposta às necessidades e particularidades de cada uma na sua realidade pessoal e familiar, promovendo a empregabilidade, combatendo a pobreza e a exclusão social.

Percurso de Emergência
Projeto desenhado para dar resposta à saída da prisão a mulheres que, em precária ou liberdade, precisam de rede de apoio para chegar ao seu destino ou mesmo, quando necessário, tratar de assegurar um acolhimento temporário enquanto fazemos diagnóstico e procuramos uma resposta estável. É também âmbito deste projeto a atualização e/ou obtenção de documentos oficiais das reclusas.

Roupeiro Solidário
Com uma rede de atuação, que já se expandiu a nível nacional, este projeto foi criado para dar respostas às necessidades acrescidas de bens essenciais nas prisões que o solicitem. Trabalhamos em parceria com a Associação João 13, a Cáritas de Lisboa e o Banco de Bens Doados. Só em 2022 entregámos mais de 1.000 peças de roupa.
Projeto em parceria com a DGRSP

Casa das Mães e Creche
Projeto com o objetivo de dar suporte a mulheres reclusas grávidas, ou mães com filhos até aos 3 anos. Asseguramos a doação de roupa, fraldas e produtos de higiene e cuidado para bebés e crianças.

Novos Sorrisos
Com o fim de melhorar a saúde oral, contribuir para a valorização pessoal e aumentar a autoestima, participamos até 80% do valor das próteses dentárias e óculos graduados de todas as reclusas que se candidatarem e reunirem as condições para usufruir deste apoio.

Conversas por Carta
Com mais de 1.000 cartas enviadas entre 2020 e 2022, este projeto tem como objetivo ouvir e levar esperança às mulheres presas, apoiando também o contacto com as suas famílias.

Vidas Ativas
Projeto piloto para desenvolver competências com vista à reintegração social de mulheres ex-reclusas nomeadamente para a empregabilidade.

Talentos Cativos
Com início em 2020, este concurso tem como objetivo premiar e descobrir talentos nas artes literárias e visuais por todas as prisões em Portugal. Desde a sua primeira edição, foram já entregues 10 prémios e 5 menções honrosas
Projeto em parceria com a DGRSP

Projeto Libert'Arte
Abraçámos o Projeto Libert’Arte, uma iniciativa de 2 novas voluntárias com
formação em Motricidade Humana, cujo objetivo é promover as competências
sócio emocionais de pessoas privadas de liberdade, através do movimento e da expressão
corporal. Com grande sucesso e adesão (Março a Julho de 2022) pode ser pensada uma edição
renovada.

Bijuteria
O Workshop de Bijuteria, em dois níveis, iniciação e aperfeiçoamento, reflete o sucesso na aprendizagem e disciplina de trabalho que resulta em peças para mandar à família, aos amigos ou para guardar, com melhor controlo do stress e em simultâneo aquisição de técnicas úteis
para utilizar no futuro, como valência laboral e ocupacional.

Thai Chi e Yoga
Projeto na área da ginástica terapêutica, com sessões de Tai Chi Chuan, Chi Kung e Yoga clássico como prática de gestão emocional no auto e hétero relacionamento. Através destas
técnicas de relaxamento aprendem a gerir o stress, a controlar emoções e comportamentos mais agressivos
Dar a Mão
Com a ajuda de todos, a Dar a Mão pode chegar a cada vez mais pessoas para facilitar a integração e prevenir a reincidência no crime